quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Magia da Flauta , Série Especial na Rádio Cultura FM / SP, com Toninho Carrasqueira



Como Toninho Carrasqueira, na Rádio Cultura FM / SP
Quartas-feiras às 20 horas




A Magia da Flauta, série apresentada pelo flautista Antonio Carlos Carrasqueira. Integrante do Quinteto Villa-Lobos, Toninho Carrasqueira apresentará um amplo repertório para o seu instrumento, desde as flautas indígenas até a música contemporânea. Ao longo da série, Toninho Carrasqueira promete dedicar programas a Compositores Latino Americanos, Flautas do Oriente, Flautas indígenas, e ainda, uma homenagem ao flautista João Dias Carrasqueira, com registros de seus alunos e discípulos. “Em terras brasileiras, a flauta esteve presente desde sempre com nossos ancestrais e irmãos Guaranis, Pankararus e demais povos indígenas, sendo um instrumento sagrado em culturas onde a música tem função ritual, religiosa. As flautas européias chegaram no Brasil com os jesuítas portugueses, que percebendo a grande sensibilidade musical dos povos que aqui viviam, utilizaram-se amplamente da musica no processo de aproximação e colonização. A flauta tem também uma história muito rica na África, mas como os africanos vieram para cá escravizados, provavelmente não puderam trazer suas flautas. Trouxeram, contudo, sua grande musicalidade.”

Filho de João Dias Carrasqueira, Toninho Carrasqueira foi criado em um ambiente musical. Iniciou sua carreira internacional como camerista e solista da Orquestra de Câmara de Heidelberg, Alemanha. Recebeu vários prêmios, como a Medalha de Ouro do Conservatório de Versalhes e a Licence de Concert da École Normale de Musique de Paris. Começou a tocar em agremiações musicais aos 18 anos e até hoje é presença constante como solista na Orquestra de Câmara de Rouen, na Jazz Sinfônica de São Paulo, na Camerata Fukuda e no “The Tokio All Flute Orquestra”. É membro do Quinteto Villa-Lobos.

Texto extraído do site da Rádio Cultura FM

http://www2.tvcultura.com.br/radiofm/radiofm1003/guia02.htm


2 comentários:

Daniel Brazil disse...

Excelente programa! Tenho acompanhado com prazer, e o Toninho tem um jeitão bem simpático de apresentar a história da flauta.

Daniel Brazil disse...

Excelente programa! Tenho acompanhado com prazer, e o Toninho tem um jeitão bem simpático de apresentar a história da flauta.