segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pedagogia da Flauta - “EXPEDITO VIANNA: um flautista à frente de seu tempo” - Artigo de Fernando Pacífico Homem, apresentado ao PPGMUS / UFMG


















Prof. Expedito Vianna e Raul, ex-aluno de Expedito na Escola de Música da UFMG, entre 1983 a 1987.

Por: Raul Costa d'Avila

Abordando quatro propostas pedagógicas (I. alteração do timbre através da utilização de vogais; II. aplicação dos estudos de sonoridade de Marcel Moyse no estudo de passagens difíceis do repertório; III. solução de problemas técnicos através do reagrupamento de notas; IV. estudo de tonalidades baseado na transposição de melodias simples) desenvolvidas pelo flautista e professor Expedito Vianna (1928), a pesquisa de Fernando Pacífico Homem (2005), ex-aluno do Prof. Expedito, é muito importante porque, além de ser uma das pioneiras no Brasil no que diz respeito à maneira de ensinar de um professor de flauta — se não a primeira —, traz significativas contribuições aos flautistas, sejam estudantes ou profissionais, ainda carentes de literatura específica sobre a mencionada prática, desenvolvida, sobretudo, por intérpretes e professores brasileiros.

Homem nos mostra que as idéias do Prof. Expedito Vianna continuam vivas e atuais, ilustrando suas argumentações com trabalhos de flautistas/professores/pesquisadores que atualmente desenvolvem atividades em direção similar às desenvolvidas pelo Prof. Expedito. Assim, conforme declarou Maurício Freire, além de objetivar o resgate e validar o trabalho do professor, realizado “[...] sem acesso a bibliografia, laboratórios ou outros recursos. Apenas seu talento e intuição. [...]” (FREIRE, 2005 apud HOMEM, 2005, p. 34), Homem também demonstrou ainda, através de experimentos e análise comparativa das propostas pedagógicas, que o Prof. Expedito Vianna introduziu uma proposta sem precedentes na história dos flautistas brasileiros de sua geração.

Como forma de aferir a utilização e a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Prof. Expedito Vianna, desenvolveu-se um questionário que foi enviado a doze ex-alunos do professor, todos atuantes profissionalmente, conforme estabelecido pelo pesquisador. De acordo com relato do autor da pesquisa, verificou-se que 100% dos entrevistados ainda utilizam as mencionadas propostas ― tanto no estudo individual, como em atividades pedagógicas ― assimiladas através do contato com o Prof. Expedito.

Assim, ao resgatar as propostas técnico-musicais do Prof. Expedito Vianna, o autor nos apresenta um legado de uma concepção que possibilita, provoca a criatividade, coerente e possível, não tornando o flautista um mero adestrador de habilidades. São propostas que rompem com a monotonia, e que, ao mesmo tempo, instigam o flautista, seja estudante ou professor, às pesquisas sobre sua prática de estudo diário com a flauta com mais objetividade, obtida através de uma integração racional e equilibrada entre música, expressividade, criatividade e capacidade física [2].

Link p/ download do artigo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMJ22


[2] Como, por exemplo, os movimentos dos dedos, língua, lábios, entre outros.

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