sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Vozes de um Rio - flauta solo


Dedicada a meu professor Expedito Vianna (1928-2012), “Vozes de um Rio” foi inspirada num trecho do escritor Guimarães Rosa (1908-1967) escrevendo sobre si mesmo: “[...] porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem [...]”.

A ideia foi homenagear meu querido professor, procurando explorar a sonoridade da flauta como Expedito gostava muito de fazer com competência e profunda dedicação em suas aulas.

Fã do tenor italiano Beniamino Gigli (1890-1957), Expedito ficava impressionado com os harmônicos que surgiam da voz de Gigli quando este mudava as vogais. Neste contexto, naturalmente tentei explorar a sonoridade da flauta e seus matizes, procurando explorar ainda o uso do vibrato de forma mais controlada, criando para isto um sinal que foi inspirado nos exercícios cotidianos que Expedito me pedia para fazer em suas aulas, conforme anotações que ainda guardo.

“Vozes de um Rio” é um mergulho nos mistérios e encantamentos do som da flauta, em suas profundezas − e quem sabe ainda em nossas profundezas também?! É uma proposta que beira ao improviso, procurando contextualizar poesia (sonoridade da flauta e palavras de Guimarães Rosa), onde ousei equilibrar intuição, espontaneidade com racionalidade e emoção.

Nenhum comentário: