"Reflexão crítica sobre a prática de tocar flauta: o repertório brasileiro para flauta solo como meio dialético entre o fazer e o pensar técnico-musical".
Justificativa:
De modo geral, o comportamento dos estudantes de música, no dia-a-dia, é de não refletir sobre a prática de tocar seu instrumento. Aprendem, tocam, gostam muito de se exibirem, mas poucos são aqueles que fazem ─ de modo sistemático ─ uma reflexão sobre sua prática, ação esta que feita de maneira regular pode prevenir futuros problemas técnico-musicais e otimizar o processo de desenvolvimento de cada um.
Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre a necessidade e importância de uma reflexão crítica dos saberes utilizados na ação de tocar flauta, visando tornar a ação de tocar mais consciente, eficiente e musical.
Justificativa:
De modo geral, o comportamento dos estudantes de música, no dia-a-dia, é de não refletir sobre a prática de tocar seu instrumento. Aprendem, tocam, gostam muito de se exibirem, mas poucos são aqueles que fazem ─ de modo sistemático ─ uma reflexão sobre sua prática, ação esta que feita de maneira regular pode prevenir futuros problemas técnico-musicais e otimizar o processo de desenvolvimento de cada um.
Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre a necessidade e importância de uma reflexão crítica dos saberes utilizados na ação de tocar flauta, visando tornar a ação de tocar mais consciente, eficiente e musical.