quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Série Artistas Convidados apresenta: ODETTE ERNEST DIAS - Pelotas / CM - UFPel, 24 a 28 de novembro 2010


COORDENAÇÃO: Profa. Joana Holanda
COLABORAÇÃO: Prof. Raul Costa d'Avila
REALIZAÇÃO: NuMC /Conservatório de Música / UFPEL
APOIO: PREC / PRPGP / DART /MALG / UFPEL


Sobre Odette Ernest Dias:

Detentora de um currículo de grande relevância à história da música no Brasil, Odette Ernest Dias, francesa, naturalizada brasileira, tem uma importante participação no processo de formação de um número muito grande de flautistas no Brasil.

Aluna do Conservatório de Paris, classe do Prof. Gaston Crunelle, ganhou o Concurso Internacional de Genebra em 1951, onde, por unanimidade, recebeu a Primeira Medalha. Em 1952, a convite do Maestro Eleazar de Carvalho, chegou ao Brasil para integrar-se à Orquestra Sinfônica Brasileira.

Além de lecionar na Universidade de Brasília (1974 a 1994), onde foi responsável pela formação de um significativo número de flautistas que vêm atuando no cenário musical local, nacional e internacional, lecionou ainda no Conservatório Brasileiro de Música, na Pró-Arte, ambos no Rio de Janeiro, em cursos e festivais de música realizados em cidades como Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Belo Horizonte (MG), São João del Rei (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Montenegro (RS), Belém (PA), Recife (PE), Juiz de Fora (MG), Vassouras (RJ), Pelotas (RS), Campos do Jordão (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Teresópolis (RJ), entre outras.

Sua conduta pedagógica é marcada pelo respeito, flexibilidade, expressão própria, emoção, provocação, motivação, integridade com o aluno, diálogo, humildade, tolerância, tato pedagógico, interação com contexto, e incentivo ao questionamento, componentes que, além de marcantes na vida de seus ex-alunos, estão sendo transmitidos, através deles, às novas gerações de flautistas.